Viajar com seu pet  requer atençāo aos detalhes. Assim como temos que ter os nossos documentos em dia, os animais também precisam.
Para a Carica entrar nos países, precisaremos apresentar o histórico de vacinas e um atestado de um veterinário que ela está saudável. Para evitar uma enorme quantidade de papéis, após buscarmos informações na internet, descobrimos que poderíamos fazer um passaporte para ela e assim teríamos todas as informações no mesmo lugar.
O passaporte é  emitido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e funciona somente para cães e gatos com, no mínimo, 90 dias de idade e nascidos e criados no Brasil. O passaporte é um documento oficial e é gratuito. Para tirar o passaporte é necessário que o animal tenha um microchip para que esse número seja o registro dele no MAPA.
Os documentos necessários para a emissāo do passaporte sāo:
Carteirinha de vacinação atualizada; Atestado de Saúde do Animal (assinado por um médico veterinário inscrito no CRMV, declarando o bom estado sanitário do pet, com data máxima de dez dias)Requerimento para Concessão de Passaporte para Cães e Gatos impresso e preenchido; http://www.agricultura.gov.br/arq_editor/file/Aniamal/Animais%20de%20Companhia/Transporte%20Internacional/Requerimento_Concessao_Passaporte.pdfDocumento oficial de identificação do proprietário (RG e CPF) e comprovante de residência no Brasil; Documento de comprovação da aplicação do microchip do animal (obrigatório para a tirada do passaporte), contendo o número, data da aplicação e localização; 2 Fotos 5x7cm (opcional)
Assim que tiver todos os documentos em māo é necessário agendar um horário em uma das unidades do Sistema de Vigilância Sanitária Agropecuária Internacional (VIGIAGRO), órgão da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) e ir junto com o seu pet. O ideal é agendar a visita com 30 dias de antecedência da viagem. No nosso caso, fizemos no MAPA do Rio de Janeiro, no Aeroporto Internacional do Galeāo e o passaporte ficou pronto no momento e foi tudo muito rápido.
Agora a Carica já tem seu passaporte para desbravar o mundo conosco 🙂

Acompanhe a gente nas redes sociais

1 Comentário

Kombinando Fronteras – Expedição Margarita · 2017-11-05 às 20:18

[…] Meu primeiro passaporte 2016-11-22 […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *