Antes de entrarmos na Bolívia, buscamos muitas informações na internet e a maioria era desanimadora, porém, seguimos à diante e vamos explicar o procedimento e quais são os documentos necessários para dirigir na Bolívia:

PS: nós cruzamos a fronteira Corumbá – Brasil e Puerto Quijarro – Bolivia

Primer selfie en Bolivia 😀

Brasil

Saída da imigração – foi demorada pois só tinha um policial atendendo. A única documentação que temos da saída da kombi, foi no documento de saída do Salva (por ele ser estrangeiro) que ele anotou que saiu de carro e a placa.

No passaporte da Carol, foi somente o carimbo de saída.

Para sair do Brasil com o nosso carro foi muito tranquilo, passamos pela polícia, que pediu para ver nosso porta malas, abrimos e fomos liberados.

Bolívia

Ao passar a ponte da Amizade, tem um portal, onde está a policia federal da Bolívia. Para dar entrada, o escritório fica no lado esquerdo, sentido Bolivia.

Haviam comentado conosco para pedirmos os 90 dias que temos direito, pois eles poderiam nos dar somente 30 dias e depois teríamos que renovar em La Paz… BINGO, foi o que tentaram fazer, mas depois de discutir um pouco com os policiais, conseguimos os 90 dias.

A Carol, como brasileira, tem direito a 180 dias, o Salva, como espanhol, somente os 90 dias.

Não passamos por nenhuma barreira com policiais para revistarem a kombi, muito menos qualquer documento referente à Carica…

Para transitar de carro pela Bolívia, é necessário a declaração de entrada na Aduana:

Declaración de ingresso Jurada – feito na Aduana. A Aduana Boliviana está um pouco mais à frente da entrada, do lado direito sentido a Bolívia, em um prédio de 2 andares.

Declaración de Ingreso. Es gratis, se hace en la Aduana.

Com essa declaração, é feita a entrada do seu veículo na Bolívia. São necessárias originais e cópias do documento do carro, da carteira de motorista, do passaporte – página com suas informações e a página com o carimbo de entrada. O funcionário da aduana irá até seu veículo para verificar o número de chassi. O documento sai no momento, sem nenhum custo.

È precisso a “Orden de Translado” ?

Nós tivemos informações de que era necessário fazer a Orden de Traslado na polícia de trânsito boliviana, porém, depois de termos feito, perguntamos a uma barreira da Aduana que passamos na estrada e nos disseram que NÃO é necessário fazer. Essa ordem é para os caminhões que transitam por Bolívia.

Nosotros hicimos la orden de Traslado y pagamos 50 bolivianos. No os dejéis engañar, NO HACE FALTA!

Abaixo tem o link da Aduana onde explicam o procedimento:

http://www.aduana.gob.bo/aduana7/content/ingresar-territorio-bolviano-en-veh%C3%ADculo-particular

Logo na saída de Puerto Suarez, fomos parados por uma blitz de polícia, e todos nos disseram que quando fossemos parados, teríamos que dar dinheiro, presente, etc… Os policiais colocam uma corda na estrada e estão sentados em uma mesa na lateral da estrada, embaixo de um toldo. Você é obrigado a parar e ir até eles. Entregamos o documento do carro, a carteira de motorista e esses dois documentos juntos, o policial carimbou e seguimos.

Já passamos por três blitz e até agora deu todo certo.

Contaremos para vocês mais notícias!

Alguém já fez a Bolivia de carro? Tem experiências para compartilhar conosco? Escreva ai!

Acompanhe a gente nas redes sociais
Categorias: Documentação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *